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“COMIDA DI BUTECO”, O MAIOR CONCURSO GASTRONÔMICO DO PAÍS, RETORNA A RIBEIRÃO PRETO

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terça-feira, 13 março 2012
Notícias

Evento acontece em 16 cidades brasileiras de 13 de abril a 06 de maio; Ribeirão terá 19 botecos concorrendo ao título de melhor petisco da cidade

Cerveja gelada, bom atendimento, higiene, petisco saboroso na mesa e claro um bom papo entre amigos. Os “botequeiros” de plantão aguardam ansiosos pela terceira edição do maior concurso de gastronomia do país, o “Comida di Buteco”, que já tem data para começar: 13 de abril. O evento acontece em 16 cidades brasileiras como: Belo Horizonte, Belém, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Salvador, São José do Rio Preto, e Uberlândia. Em São Paulo, o evento tem início no dia 1º de junho.

Em Ribeirão Preto já foram definidos os 19 estabelecimentos que vão disputar a edição 2012 – A lista com o nome dos bares que integrarão o circuito será divulgada no dia em que se inicia a competição. Mas para a escolha dos bares, os donos passaram por um critério rigoroso para participar do concurso, como ter o proprietário a frente do negócio, por exemplo. O resultado dos três primeiros colocados será revelado no dia 14 de maio.
Além de permitir o resgate da culinária de raiz, o concurso tornou-se uma referência turística, social, econômico por onde passa. O evento também é uma vitrine para grandes marcas, que já conta com os parceiros que já fazem parte da história do concurso como a Hellmann’s e Doritos, e recebe nesta 3ª edição em Ribeirão Preto a “estreante”, Gold Meat.

O “Comida di Buteco” que teve sua origem em Belo Horizonte há 13 anos e ficou famoso por colocar os “botecos” em uma competição pelo melhor tira-gosto, chama atenção de como é escolhido o bar campeão. Ao todo o público vai avaliar pratos de 19 “butecos” da cidade – um júri secreto especializado e também o público em geral irá votar em itens como o sabor do petisco selecionado, qualidade do atendimento do bar, temperatura da bebida e higiene do local. A votação acontece nos próprios bares concorrentes e para votar, o frequentador deve pedir o tira-gosto participante, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna no próprio local. O peso do júri é de 50%. Lembrando que a empresa responsável pela contagem dos votos é a Vox Populi.

Aliás, para o gastrônomo mineiro Eduardo Maya, um dos idealizadores e sócio do Comida di Buteco, que passa o ano inteiro visitando diversos bares e botecos, selecionando os possíveis participantes das próximas edições do concurso explica que o importante é encontrar o estabelecimento que tenha o dono e sua família envolvidos. “É importante que o bar tenha surgido de forma espontânea.Damos valor àqueles estabelecimentos que nasceram na garagem da casa de alguém, ou que tenha o dono e sua família envolvidos no dia a dia do boteco. É o que dá “tempero” à casa, e ajuda a resgatar a culinária de raiz”, explica o especialista Eduardo Maya.

Esquenta
O concurso também é famoso por organizar diversas “caravanas” para percorrer os estabelecimentos para a degustação e avaliação do petisco da casa. As caravanas são compostas por convidados de diversas áreas diferentes como Imprensa, Autoridades, Batom (exclusiva para mulheres), Butequeiros, Gravata (exclusiva para homens), e Chefes de Cozinha.

“Comida di Buteco” em Ribeirão Preto
Ano passado o evento bateu recorde de votos, durante os 24 dias de competição foram 9 mil votos computados. O grande vencedor da etapa de Ribeirão Preto foi o bar Chocolate com Pimenta, com o petisco pitel de carne seca (foto em anexo). Já a Cantina Toninho e Carlão, boteco campeão na primeira edição do concurso, ficou em segundo lugar com a salada temperada de bacalhau. Em terceiro ficou o Portuga’s com o petisco de nome irreverente “Tapa na Cara”.

Mais informações: www.comidadibuteco.com.br

História e Etapas:

Criado em 1999, em Belo Horizonte, onde está em sua 13ª edição. O concurso permite o resgate da culinária de raiz e tornou-se uma referência turística, social e econômica. Em 2011 o concurso movimentou números expressivos, nas 15 cidades onde foi realizado: 2.3 milhões de pessoas circularam nos botecos participantes, 1.700 empregos diretos foram gerados nos botecos, 27 mil turistas participaram do concurso, a mídia espontânea atingiu o número de 17.6 milhões de reais e o faturamento dos botecos no período bateu 19 milhões de reais, foram vendidos 260 mil tira-gostos.Em 2012 o evento acontece paralelamente em 16 cidades Belo Horizonte (MG), Ipatinga (MG), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Uberlândia( MG), Campinas(SP), São José do Rio Preto(SP), Rio de Janeiro(RJ), Salvador (BA) e Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Belém (PA) e São Paulo (SP).

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