Maior concurso gastronômico do Brasil acontece até o dia 06 de maio na cidade; Além dos 19 petiscos concorrentes, patrocinadores criam ações promocionais para estimular ainda mais a competição entre os botecos.
A 3ª edição do concurso gastronômico “Comida di Buteco” em Ribeirão Preto já é sucesso de público e de vendas. Nos dois últimos finais de semana, os 19 bares que aceitaram o desafio de colocar os seus petiscos, o atendimento, higiene e a temperatura das bebidas à prova, já sentem o “efeito” do concurso e se preparam para a reta final. O evento acontece até o dia 06 de maio e o grande vencedor será anunciado no dia 14 de maio, em um evento exclusivo para a imprensa e convidados no Restaurante da Tulha.
Os donos de botecos são unânimes: a maioria das pessoas que passam pelos bares está conhecendo pela primeira vez o estabelecimento e a aceitação está excelente. O dono do boteco “Trem Caipira”, Cássio Moraes, que preparou um tira-gosto especialmente para o concurso, diz que ele está percebendo que não é somente a “moçada” que está curtindo o concurso, a família também está aderindo à competição. “O público está procurando, quer conhecer o petisco e o bar, estamos recebendo todos os tipos de clientes”, diz Cássio. E, quando a procura aumenta, as vendas também aumentam. A saída está sendo tão grande, que segundo o empresário, ele teve que importar 150 quilos de uma azeitona “gordal” sem caroço – iguaria principal do seu petisco – para até o final da competição. “Espero que dê até o final do concurso, mas se eu vir que vai acabar o produto, já tenho um fornecedor de reserva pra me socorrer”, afirma Cássio Moraes.
Já para o boteco “Roda Viva” o concurso está muito além das expectativas. Em um dia comum, por exemplo, o estabelecimento venderia 20 quilos da porção concorrente, mas na primeira sexta-feira do concurso (dia 13 de abril), o bar vendeu 80 quilos do tira-gosto. “Eu tive que sair para comprar a matéria-prima: coxa e sobre coxa desossadas”, diz Francis Guidoni. O empresário disse que já esta preparado para a reta final do concurso. “Até o fim do evento serão em média 300 quilos por semana de coxa e sobre coxa, um total de 600, 700 quilos”, afirma Guidoni.
Os petiscos excêntricos também estão sendo muito apreciados. O Bar do Chorinho elaborou o “Risollis de Moela”, que no primeiro final de semana não teve tanta saída mas agora com o decorrer da semana foram aumentando os pedidos. “Inventamos este tira-gosto para o Comida di Buteco, mas no início sentimos que as pessoas falavam que não gostavam de moela, até experimentar, agora a minha sogra não está dando conta de fazer, pois a cada dia que passa vem aumentando os pedidos”, conta Lucas da Silva, dono do bar. “Vendemos no último final de semana cerca de 200 porções de risoles”, afirma. Outro grande destaque do concurso é o petisco do bar Portuga’s. José Antônio disse que elaborou uma porção de “Língua à Milanesa” (foto em anexo) – “antes vendíamos 15 porções, desde quando começou o concurso, vendemos 30 porções, um aumento de 50% nas vendas”, diz José Antônio Sousa Mendes, conhecido como “Seu Portuga”.
Este ano a expectativa da organização é superar os mais de 9 mil votos computados na edição passada. “O evento está surpreendendo. Com certeza o ‘Comida di Buteco’ já está consolidado em Ribeirão Preto. Os bares estão lotados e as votações estão acontecendo. Sempre deixamos cerca de 300 cédulas de votação em cada bar que está competindo. E nos primeiros dias do concurso, as cédulas acabaram muito rápido”, diz Elton Piachoski, produtor do concurso Comida di Buteco – Etapa Ribeirão Preto.
O CONCURSO CONTA 100% COM CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO
Além de permitir o resgate da culinária de raiz, o concurso tornou-se uma referência turística, social e econômica por onde passa. O evento também é uma vitrine para grandes marcas, alguns patrocinadores criam ações promocionais para estimular ainda mais a competição entre os botecos.
A parceria com o Comida di Buteco faz parte da estratégia das marcas para estar cada vez mais próxima de seus consumidores. DORITOS® estará presente em uma ocasião de consumo diferenciada, altamente relevante na vida do jovem, já que os bares são um ponto de encontro entre amigos. Parte do evento desde 2009, a marca promove entre os bares participantes uma competição do melhor petisco elaborado com DORITOS®. As criações serão avaliadas por um júri especializado e o boteco vencedor de cada cidade levará um prêmio de até R$ 5 mil. O sucesso do concurso é comprovado pelos consumidores. Na última edição do evento, por exemplo, 30% dos petiscos vendidos foram petiscos com Doritos.
Outra premiação no Comida di Buteco deste ano é promovida por Hellmann’s, marca patrocinadora do evento. A maionese premiará três botecos, em todas as cidades, que utilizarem espontaneamente o ingrediente em seus petiscos e se classificarem entre os melhores no concurso. “Um dos nossos objetivos no evento é explorar o potencial gastronômico e a versatilidade da maionese, que acrescenta sabor ou da um toque diferente na elaboração do prato”, comenta o gerente de marketing de Hellmann’s, Fernando Kahane.
A etapa Ribeirão Preto ainda recebe nesta 3ª edição a “estreante” Cajuru Indústria e Comércio de Alimentos Ltda – com produtos da marca Gold Meat. O concurso conta com o apoio da Contijo São Geraldo, Painew – Outdoor e Painéis, Ultragaz, Secretaria de Turismo, Hotel Nacional Inn e Prefeitura Municipal. E, para aprimorar ainda mais a qualidade no atendimento ao cliente, o Sebrae-SP, entrou como parceiro do concurso, oferecendo palestras e consultorias aos proprietários dos estabelecimentos.
História e Etapas:
Criado em 1999, em Belo Horizonte, onde está em sua 13ª edição. O concurso permite o resgate da culinária de raiz e tornou-se uma referência turística, social e econômica. Em 2011 o concurso movimentou números expressivos, nas 15 cidades onde foi realizado: 2.3 milhões de pessoas circularam nos botecos participantes, 1.700 empregos diretos foram gerados nos botecos, 27 mil turistas participaram do concurso, a mídia espontânea atingiu o número de 17.6 milhões de reais e o faturamento dos botecos no período bateu 19 milhões de reais, foram vendidos 260 mil tira-gostos. Em 2012 o evento acontece paralelamente em 16 cidades Belo Horizonte, Belém, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Salvador, São José do Rio Preto, e Uberlândia. Em São Paulo, o concurso tem início no dia 1º de junho.
“Comida di Buteco” em Ribeirão Preto
No primeiro concurso realizado em 2010 o grande vencedor foi a Cantina Toninho & Carlão com o petisco “Aliche Temperado” – o prato recebeu mais de 6 mil votos. O segundo colocado foi “Berinjela Assada”, do Bikinho do Chico, em seguida ficou o petisco “Quiabo com Bacon”, do Café Bali Hai.
Já no ano passado o evento bateu recorde de votos, durante os 24 dias de competição: foram 9 mil votos computados. O grande vencedor da etapa de Ribeirão Preto foi o bar Chocolate com Pimenta, com o petisco Pitel de Carne Seca. A Cantina Toninho & Carlão, boteco campeão na primeira edição do concurso, ficou em segundo lugar com a “Salada Temperada de Bacalhau”. Em terceiro ficou o Portuga’s com o petisco de nome irreverente “Tapa na Cara”.
Os 19 bares participantes da 3ª edição em Ribeirão Preto são os bares do Paixão, Alvino, Chorinho, Bar do Zé, Bikinho do Chico, Café Bali Hai, Portuga’s Bar, Cantina Toninho & Carlão, Empório Multi Mix, Veiga Jr., Trem Caipira, Nosso Boteco, Casimiros Boteco Gourmet, Buteco Zero 16, Chocolate com Pimenta, Mais Pra Cá, Bar dona Celina, Choperia & Costelaria Ligue Chop e Roda Viva.
Mais informações através do site: www.comidadibuteco.com.br