O maior concurso gastronômico de botecos do Brasil – que acontece a partir desta sexta-feira, dia 13 de abril e vai até o dia 06 de maio – já está com o seu roteiro de estabelecimentos definidos em Ribeirão Preto. A lista com os dezenove botecos que aceitaram o desafio e vão colocar seus petiscos, atendimento, higiene e temperatura das bebidas à prova para o público freqüentador são: Bar do Paixão, Alvino, Chorinho, Bar do Zé, Bikinho do Chico, Café Bali Hai, Portuga’s Bar, Cantina Toninho & Carlão, Empório Mult Mix, Veiga Jr., Trem Caipira, Nosso Boteco, Casimiros Boteco Gourmet, Buteco Zero 16, Chocolate com Pimenta, Mais Pra Cá, Bar dona Celina, Choperia & Costelaria Ligue Chop e Roda Viva.
Critérios de seleção dos botecos e Votação
O “Comida di Buteco” que teve sua origem em Belo Horizonte há 13 anos e ficou famoso por colocar os “botecos” em uma competição pelo melhor tira-gosto, chama atenção de como é escolhido o bar campeão. Ao todo o público vai avaliar pratos de 19 “butecos” da cidade – um júri secreto especializado, clientes “misteriosos” e também o público em geral irá votar em itens como o sabor do petisco selecionado, qualidade do atendimento do bar, temperatura da bebida e higiene do local. A votação acontece nos próprios bares concorrentes e para votar, o frequentador deve pedir o tira-gosto participante, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna no próprio local. O peso do júri é de 50%. A empresa responsável pela contagem dos votos é a Vox Populi. O resultado dos três primeiros colocados será revelado na festa “Saideira”, no dia 14 de maio, no Restaurante da Tulha.
Aliás, para o gastrônomo mineiro Eduardo Maya, um dos idealizadores e sócio do Comida di Buteco, que passa o ano inteiro visitando diversos bares e botecos (visitando mais 1000 lugares por ano), selecionando os possíveis participantes das próximas edições do concurso explica que o importante é encontrar o estabelecimento que tenha o dono e sua família envolvidos. “É importante que o bar tenha surgido de forma espontânea.Damos valor àqueles estabelecimentos que nasceram na garagem da casa de alguém, ou que tenha o dono e sua família envolvidos no dia a dia do boteco. É o que dá “tempero” à casa, e ajuda a resgatar a culinária de raiz”, explica o especialista Eduardo Maya.
Patrocinadores e Apoiadores
Além de permitir o resgate da culinária de raiz, o concurso tornou-se uma referência turística, social e econômica por onde passa. O evento também é uma vitrine para grandes marcas, algumas delas já fazem parte da história do concurso como a Hellmann’s, Doritos e Azeite Gallo. Além disso, a etapa Ribeirão Preto recebe nesta 3ª edição a “estreante” Cajuru Indústria e Comércio de Alimentos Ltda – produtos da marca Gold Meat. O concurso conta com o apoio da Contijo São Geraldo, Painew – Outdoor e Painéis, Ultragaz, Secretaria de Turismo, Hotel Nacional Inn e Prefeitura Municipal. E, para aprimorar ainda mais a qualidade no atendimento ao cliente, o Sebrae-SP, entrou como parceiro do concurso, oferecendo palestras e consultorias aos proprietários dos estabelecimentos.
História e Etapas:
Criado em 1999, em Belo Horizonte, onde está em sua 13ª edição. O concurso permite o resgate da culinária de raiz e tornou-se uma referência turística, social e econômica. Em 2011 o concurso movimentou números expressivos, nas 15 cidades onde foi realizado: 2.3 milhões de pessoas circularam nos botecos participantes, 1.700 empregos diretos foram gerados nos botecos, 27 mil turistas participaram do concurso, a mídia espontânea atingiu o número de 17.6 milhões de reais e o faturamento dos botecos no período bateu 19 milhões de reais, foram vendidos 260 mil tira-gostos. Em 2012 o evento acontece paralelamente em 16 cidades Belo Horizonte, Belém, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Salvador, São José do Rio Preto, e Uberlândia. Em São Paulo, o concurso tem início no dia 1º de junho.
“Comida di Buteco” em Ribeirão Preto
No primeiro concurso realizado em 2010 o grande vencedor foi a Cantina Toninho & Carlão, com o petisco “Aliche Temperado” – o prato recebeu mais de 6 mil votos. O segundo colocado foi “Berinjela Assada”, do Bikinho do Chico, em seguida ficou o petisco “Quiabo com Bacon”, do Café Bali Hai.
Já no ano passado o evento bateu recorde de votos, durante os 24 dias de competição: foram 9 mil votos computados. O grande vencedor da etapa de Ribeirão Preto foi o bar Chocolate com Pimenta, com o petisco Pitel de Carne Seca. A Cantina Toninho & Carlão, boteco campeão na primeira edição do concurso, ficou em segundo lugar com a “Salada Temperada de Bacalhau”. Em terceiro ficou o Portuga’s com o petisco de nome irreverente “Tapa na Cara”.
Os 19 botecos participantes da 3ª edição Ribeirão Preto são:
1) Bar do Paixão – R: Anália Franco, 972 – Vila Virgínia
Petisco concorrente: “Filé Mignon do Paixão” – Filé Mignon picado na chapa, acompanhado com catupiry, maionese, cebola e tomate
2) Bar do Alvino – R: General Osório, 1429 – Centro
Petisco concorrente: “Bolinho de Bacalhau” – Bolinhas fritas, recheada de bacalhau e maionese, com tempero especial
3) Bar do Chorinho – R: Iara, 93 – Jardim Macedo
Petisco concorrente: “Rissolis de Moela” – Massa de Rissolis recheada com moela picada e maionese
4) Bar do Zé – R: Sete de Setembro, 344 – Centro
Petisco concorrente: “Filé ao molho quatro formagem” – Filé grelhado ao molho formagem com maionese
5) Bikinho do Chico – Av. Francisco Junqueira, 1392 – Centro
Petisco concorrente: “Bruschetta de lingüiça com queijo” – Lingüiça de lombo com mussarela e maionese
6) Café Bali Hai – Av. Senador César Vergueiro, 743 – Jardim Irajá
Petisco concorrente: “Petisco de Carne Fria” – Lagarto cozido, picado em fatia com torradas de maionese
7) Cantina Toninho & Carlão – R: Florêncio de Abreu, 1779 – Vila Seixas
Petisco concorrente: “Croketártaro” – Carne moída empanada com queijo, maionese e pimenta
8) Empório Multi Mix – R: Sir Alexander Fleming, 120 – Vila Seixas
Petisco concorrente: “Casquinha de Siri com Farofa de Manteiga” – Carne de Siri temperada com pimenta, tomate e cebola
9) Nosso Buteco – Av. João Fiúsa, 1148 – Alto da Boa Vista
Petisco concorrente: “Casal Perfeito” – bolinho de costela bem temperado com maionese, assado no bafo
10) Trem Caipira – R: Heitor Chiarello, 883 – Jardim Irajá
Petisco concorrente: “Pelotas de cavalo com pomadas de fogo” – azeitona empanada recheada com queijo
11) Roda Viva – R. Amazonas, 1520 – Campos Elísios
Petisco concorrente: “Frango Atropelado” – Filé de frango temperado, grelhado e prensado na chapa
12) Choperia e Costelaria Ligue Chop – Av. Plínio de Castro Prado, 1000, Box 12
Petisco Concorrente: “Filé Mignon da Tilápia” – filé de tilápia em cubos fritos, temperados com maionese
13) Portuga’s Bar – R. São Salvador, 883 – Sumarézinho
Petisco concorrente – “Língua à Milanesa” – Língua ao forno, temperada com alho, pimenta, batata e maionese
14) Veiga Jr. – Av. 1º de Maio, 755 – Vila Virgínia
Petisco concorrente: “Carne e Queijo do Veiga” – Carne e queijo na chapa, acompanhado com tomate e alface, picado em pedaços
15) Casimiros Boteco Gourmet – R. Casimiro de Abreu, 944 – Vila Seixas
Petisco concorrente: “Asdrubal Caçapava” – Cubos de Filé Mignon na manteiga, flambado com conhaque, molho de cerveja e cebolas caramelizadas
16) Boteco Zero 16 – R. São José, 1565 – Boulevard
Petisco concorrente: “Baby com Camarão” – Uma mini moranga com recheio cremoso de camarão
17) Chocolate com Pimenta – R. Alagoas, 222 – Campos elísios
Petisco concorrente: “Crocantel” – Carne de Sol Crocante com purê de mandioca, parmesão, catupiry e maionese.
18) Mais Pra Cá – R. Dr. Paulo Barra, 537 – Jardim Irajá
Petisco concorrente – “Bolinho Mais pra Cá” – Bolinhos de abóboras recheados com mussarela e carne seca temperadas com maionese
19) Bar da Dona Celina – R. José Aissum, 125 – Parque dos Bandeirantes
Petisco concorrente: “Quibe com Queijo” – bolinhas de carne recheadas com mussarela e maionese
Mais informações através do site: www.comidadibuteco.com.br
One Comment