Além das escolas municipais, os alunos da rede estadual também receberão o benefício. Novidades do projeto foram apresentadas ontem pela organização do evento que acontece de 24 de maio a 3 de junho
Na noite da última quarta-feira, 11 de abril, a organização da Fundação Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto apresentou aos diretores de escolas de Ribeirão Preto e Região o novo projeto do “Cheque Livrinho”. O evento aconteceu nos Estúdios Kaiser de Cinema e contou com a presença da Presidente da Fundação Isabel de Farias, da prefeita Dárcy Vera, da secretária da cultura Adriana Silva, a secretária da educação municipal Débora Vendramini, a dirigente da diretoria de ensino regional de Ribeirão Preto Gertrudes Ferreira, e Ricardo Addeo Dias, representando a Secretaria Estadual de Educação na Coordenadoria de Gestão e Educação Básica.
O “Cheque Livrinho” está presente na Feira pelo terceiro ano consecutivo e, para 2012, o projeto foi expandido. O governo do Estado de São Paulo disponibilizou para o “Cheque Livro” uma verba de 1,3 milhão de reais para as escolas estaduais, onde cada estudante receberá o vale compras de R$ 18,00 para adquirir livros. Já a Fundação Feira do Livro, através de patrocinadores, reuniu R$ 360 mil para o “Cheque Livrinho”, benefício voltado para a rede municipal, com o vale compras de mesmo valor. Além de Ribeirão Preto, mais 13 cidades da região serão beneficiadas: Altinópolis, Brodowski, Batatais, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luis Antônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.
A presidente da Fundação explicou para os diretores a importância desse projeto: “Os alunos são protagonistas da feira e o sucesso do Cheque Livrinho passa necessariamente pelas escolas e somente veremos o resultado desse projeto quando tivermos uma cidade leitora”, disse Isabel de Farias.
A prefeita Dárcy Vera agradeceu aos diretores da Feira e falou da estrutura do evento: “Teremos cerca de 100 mil alunos de rede municipal e estadual visitando a Feira e estamos montando toda uma infraestrutura como organização do trânsito, stand da prefeitura para receber os alunos, entre outras coisas”. E complementou: “Com o Cheque Livrinho eles se sentirão importantes por comprar seu próprio livro. Isso é um exercício de cidadania”, disse a prefeita.
Além do “Cheque Livro” e “Cheque Livrinho” para os alunos, as escolas da rede municipal receberão o “Cartão Livro”, para a compra de livros para as bibliotecas. O valor disponibilizado pela prefeitura foi de 600 mil reais.