Tássia Camargo, Luiza Thiré, Tereza Seiblitz e Marco Ricca irão ler textos do escritor durante a Feira; Evento acontece entre os dias 24 de maio a 03 de junho em Ribeirão Preto
Para homenagear Graciliano Ramos, um dos maiores romancistas do regionalismo brasileiro, durante 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, os atores Tássia Camargo, Luiza Thiré, Tereza Seiblitz e Marco Ricca (foto) serão os responsáveis pela leitura de alguns textos do escritor.
Para dar início às leituras, Tássia Camargo se apresentará na sexta-feira, 25 de maio, a partir das 16h, no Auditório Meira Junior. Tássia é professora na Universidade Casa das Artes de Laranjeiras CAL, produtora, cineasta, cantora, atriz e apresentadora e já fez 29 novelas, 8 minisséries e casos especiais, e também foi pioneira do programa Vídeo Show. Além de Graciliano Ramos, ela também fará leitura poética de Fábio Luz no projeto Nossa Aldeia.
Luiza Thiré fará sua leitura em homenagem ao escritor no domingo, 27 de maio, a partir das 16h. A atriz carioca fez parte do elenco de grandes produções teatrais como “Floresta Amazônica em Sonhos de Uma Noite de Verão”, inspirado nas obras de William Shakespeare e na TV, participou de vários programas, seriados e novelas. Na ocasião, a atriz também homenageará o escritor José Carlos Barbosa, com leitura do texto “Pó Dela”.
Para dar continuidade às homenagens, na quarta-feira, 30 de maio, a partir das 16h, a responsável pela leitura será Tereza Seiblitz, quando, na ocasião, homenageará Camilo Xavier.
Na sexta-feira, 1º de junho, às 16h, o ator Marco Ricca encerrará às leituras em homenagem a Graciliano Ramos. Ricca é formado em história pela PUC-SP, é ator, diretor e produtor. Entre seus trabalhos, destaca-se “O Casamento de Romeu e Julieta” e sua ultima atuação na novela “O Astro” da Rede Globo. Neste dia, o ator também lê Elisa Alderani.
Todas as apresentações serão no Auditório Meira Júnior.
Projeto Nossa Aldeia
Além de textos de Graciliano Ramos – homenageado da 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto – outros escritores, incluindo autores de Ribeirão Preto, também serão homenageados na Feira por meio do projeto “Nossa Aldeia”, existente desde 2009 na Feira, com o objetivo de destacar a riqueza cultural da região. As apresentações acontecem ao longo dos 11 dias do evento, sempre às 16h, no Auditório Meira Júnior.
Os atores que também homenagearão escritores serão:
26 de maio – Juliana Betti: leitura das poesias de Antonio Ventura
28 de maio – Vera Fajardo: leitura dramática do texto “Saudade” de Carlos Roberto Ferriani e texto de Paulo Freire
29 de maio – Édi Botelho: interpretará o texto “A Espera de Um Milagre” do autor Antonio Carlos Tórtoro e texto de Paulo Freire
31 de maio – Caio Blat: leitura de poemas de Leda Pereira e Nely Cirino
02 de junho – Paulo Betti: leitura poética de Alfredo Rosseti e texto de Paulo Freire