Palco Fora do Eixo contará com bandas de 4 estados diferentes e mostra a diversidade da nova música brasileira; A maratona do maior festival de pop rock do estado (realizado em um dia), acontece no dia 23 de junho, em Ribeirão Preto (SP)
A música independente vai invadir o Festival João Rock 2012. A parceria inédita entre o festival e o Circuito Fora do Eixo originou o Palco Universitário Fora do Eixo que receberá 5 bandas: Macaco Bong (Cuiabá MT), Black Drawing Chalks (Goiânia GO), Nevilton (Umuarama PR), Banda Aláfia (São Paulo SP) com participação de Lurdez da Luz e a banda ribeirãopretana Chavala Talhada que mostrarão a diversidade da nova música brasileira. Além disso, o festival João Rock, que ocorre no dia 23 de junho, no Parque Permanente de Exposições em Ribeirão Preto (SP), já confirmou a presença do Rapper Criolo, Charlie Brown Jr., Jota Quest, O Rappa, Agridoce (Pitty), Zeca Baleiro, Monobloco e CPM22.
O Circuito Fora do Eixo, representado em Ribeirão Preto pelo Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte, é uma rede que desenvolve novas formas de trabalho na cadeia produtiva da música. O Palco Universitário Fora do Eixo contará com agentes vindos de todo o Estado de São Paulo que trabalharão desde a produção de palco, até a transmissão ao vivo e outras intervenções no João Rock 2012.
Pela primeira vez em seus 10 anos de história, o João Rock abre as portas para o cenário independente brasileiro. Por isso o Circuito Fora do Eixo traz nomes de peso para compor o line-up. Depois de elogiadas apresentações em festivais como SWU e Lollapalloza, o quarteto de stoner rock Black Drawing Chalks mostrará um pouco da cena roqueira de Goiânia, sua terra natal. Já o trio instrumental Macaco Bong teve seu primeiro disco eleito como o melhor de 2008 pela Rolling Stones, além de tocar com nomes como Gilberto Gil e System Of a Down. Os paranaenses do Nevilton também estão em destaque. Depois de abrir o show da banda Green Day, o trio foi vencedor do Prêmio Multishow 2011 na categoria Experimente.
Conhecida pelo seu trabalho no Mamelo Sound System, a rapper Lurdez da Luz (foto em anexo) também movimentará o Palco Fora do Eixo ao lado da banda Aláfia (foto em anexo) com black music, funk e soul. Para finalizar, o quinteto Chavala Talhada (foto em anexo) será a primeira banda ribeirão-pretana a tocar no João Rock. A banda tem um trabalho de 10 anos na cena local e está em fase de produção de seu segundo disco, além de já ter se apresentado ao lado de bandas como Nação Zumbi, Trio de Jah e Cachorro Grande.
A maratona de Pop Rock
Conhecido como o maior festival de pop rock realizado em um só dia no país, o João Rock promove cerca de 14 horas ininterruptas de música em uma maratona que reúne diferentes gerações. Em 2012 o evento chega à sua 11ª edição com um histórico marcante na música nacional.
Por seu palco já passaram grandes nomes como Os Mutantes, Rita Lee, Ira!, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Nando Reis, Marcelo Nova, Seu Jorge, Pitty, O Rappa, Marcelo D2, Jorge Ben Jor, Mallu Magalhães, Strike, NX Zero, Titãs e muitos outros.
Além disso, o João Rock já foi palco de grandes encontros que marcaram a história da música. Caetano Veloso cantou junto com Os Mutantes. Chorão e Marcelo Nova cantaram Raul Seixas. Paralamas do Sucesso e Dinho, do Capital Inicial, cantaram Legião Urbana. Marcelo D2 e Marcelo Falcão cantaram juntos em 2009, que também marcou o encontro de gerações entre Jorge Ben Jor e Mallu Magalhães. Em 2011 Lenine e Rogério Flausino (Jota Quest) entoaram juntos “Hoje eu Quero Sair Só”.
Mais informações sobre o Festival no www.joaorock.com.br