No último final de semana Ribeirão Preto se transformou num grande pedaçinho do Japão, com a 19ª edição do Festival Tanabata, o maior festival de cultura japonesa do interior do estado de São Paulo. O público mais de 60 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal Morro do São Bento para prestigiar o festival durante os três dias.
Os visitantes puderam acompanhar dezenas de atrações como as danças tipicas, as apresentações de artes marciais, karaokê, taiko (tambores), cosplay, bom-Odori, oficinas de origami, mangá, pipamodelismo, furoshiki, kirigami. Além de todas as atrações do palco Seinen Kai, voltado para o público jovem que compareceu em peso. As três noites do festival foram encerradas com o Bon-Odori, dança tradicional japonesa que envolveu todo público presente.
O público apreciou o variado cardápio da culinária japonesa, como yakissoba, sukiyaki, sushi, tempurá,harumaki, gyozá, entre outros. Segundo a Associação Nipo Brasileira e Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, o prato mais consumido foi o yakissoba, cerca de 10 mil.
Segundo Teruo Abe, Presidente da Comissão Organizadora do Tanabata, o Festival deste ano foi um sucesso. “O 19º Festival Tanabata foi um sucesso, o público participou intensamente de todas as atividades oferecidas ao longo dos três dias de festa. Nosso principal objetivo é divulgar cada vez mais a força e beleza da cultura japonesa”, afirma Teruo
A solenidade de abertura do 19º Festival Tanabata, dia 06, contou com a presença do Ministro Supremo do Xintoísmo no Brasil, Guji Osaka Kazuo e convidados. A solenidade de abertura acontece sempre no túnel do bambu, na entrada do festival. No próximo dia 11 de agosto em comemoração ao sucesso do 19º Festival Tanabata a Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto fará a doação mil pratos de yakissoba para a Creche Vovó Meca de Ribeirão Preto, os mil pratos serão vendidos pela creche e o dinheiro arrecadado é doado para a instituição.
O Festival Tanabata é realizado pela Sociedade Cultural Japonesa e Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.