Ao todo serão quatro apresentações no Theatro Pedro II
Com o nome “Beethoven para Pensar” a 9ª Sinfonia do mestre Ludwig Van Beethoven será apresentada com uma nova leitura em Ribeirão Preto, respeitando toda a estrutura musical e promete impressionar o público presente. As apresentações acontecerão dias 31 de julho, gratuitamente, às 19h, para alunos da rede pública, grupos da terceira idade e instituições musicais. As apresentações dos dias 02, 03 e 04 de agosto, serão às 21h. O projeto “Beethoven para Pensar” foi aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet. As apresentações acontecerão no Theatro Pedro II e os convites já estão à venda. “A 9ª é um desafio para qualquer diretor. Criar uma nova possibilidade de ouvir a obra de Beethoven levará o espectador a viajar em suas próprias liberdades”, afirma Jair Correia, diretor cênico da 9ª Sinfonia.
A 9ª Sinfonia de Beethoven é uma produção da Quartim de Moraes Produções Artísticas e Matiz Eventos, ambas de Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Musical de Ribeirão Preto e Fundação Dom Pedro II. O espetáculo será apresentado pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com regência do maestro Reginaldo Nascimento, juntamente com um Coro Lírico de 70 vozes formado especialmente para a apresentação, quatro cantores solistas e também quatro bailarinos, coreografados pela bailarina Patty Brown. O cenário e a direção cênica ficam por conta de Jair Correia.
A 9ª Sinfonia de Beethoven estreou em 1824 e até hoje é considerada uma das composições mais atuais, sendo uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental e uma das grandes obras-primas de Beethoven. A 9ª sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude (“À Alegria”), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha se utilizado da voz humana com o mesmo destaque que os instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos. A sinfonia n.º 9 é composta por quatro movimentos e tem um papel cultural de extrema relevância no mundo atual. Em especial, a música do último movimento, chamado informalmente de “Ode à Alegria”, foi rearranjada por Herbert Von Karajan para se tornar o hino da União Européia.
SERVIÇO:
PROJETO “BEETHOVEN PARA PENSAR”
Dias 02,03 e 04 de agosto, às 21h
Local: Theatro Pedro II |Classificação 10 anos
Valor dos ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 estudantes e idosos
Mais informações:
(16) 3913-5529 – para agendamento de escolas e instituições.