A 2ª edição do Festival dos Pontos de Cultura contará com a participação dos Pontos de Cultura que compõem a rede estadual de Pontos, como o Centro Cultural Orúnmila, Cine Clube Cauim e ONG Dança Vida. Além das apresentações dos nove pontos de cultura que compõe a Rede Municipal. O 2º Festival dos Pontos de Cultura, acontece dias 24 e 25 de novembro, nos Estúdios Kaiser de Cinema, com entrada e estacionamento gratuitos.
O Sibipiruna – Pontão de Cultura de Ribeirão Preto é o responsável pela gestão da Rede Municipal dos nove pontos de cultura que são: Os pontos de cultura Mosaico dos Bambas, Ribeirão em Cena Inclusão sociocultural, Projeto Kabuki, Filhos de Bimba – Escola de Capoeira e Manifestações Culturais, Carnaval para Todos, Projeto Dandhara, Transformar, Cantecoral e Casa das Artes.
Todas essas entidades desenvolvem com a comunidade atividades gratuitas, que oferecem oficinas de percussão, capoeira, dança, desenho e pintura, mestre e sala e porta-bandeiras, além de dramaturgia, iluminação cênica, beleza e estética, informática, maculelê, samba de roda, puxada de rede, dança africana, dança de rua, hip hop, entre outras.
Durante os dois dias de festival haverá apresentações de dança, música, teatro e exposição. O ponto de cultura da Rede Estadual Cine Clube Cauim levará para o festival os alunos do curso de audiovisual, que registrarão, junto com o professor momentos e cenas do festival. A primeira noite será encerra com o show “Família Pedra Negra”, do Ponto de Cultura Ilé Edé Dùdú, do Centro Cultural Orúnmila. O Coletivo Família Pedra Negra é um grupo fundado em 2006 que reúne 04 jovens da periferia Ribeirãopretana membros do Ponto de Cultura, que possuem com um amplo repertório próprio de Rap, Reggae, Dance Hall e Baião. Embora dançante, suas letras denunciam o racismo, o preconceito e a discriminação racial, apontam a intelorância religiosa no Brasil.
Já a segunda noite do festival terá o encerramento com a Cia Dança Vida, que apresentará o espetáculo “Corps quiJoue”, com coreografia de Bruno Oliveira e Fernanda Monteiro. “Corps qui Joue”, é uma expressão francesa que trata o corpo como uma grande possibilidade. Jogos de expressões que brincam com os movimentos trazendo leveza, despojamento e “quase” sem compromisso. Levando assim, o intérprete a um desprendimento espontâneo.
Ponto de Cultura é a ação prioritária e o ponto de articulação das demais atividades do Programa Cultura Viva, vinculado à Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MINC).
SERVIÇO| 2º FESTIVAL DOS PONTOS DE CULTURA
Dias 24 e 25 de novembro
Local: Estúdios Kaiser de Cinema| Rua Mariana Junqueira, 33, Centro
Ingresso: Gratuito| Estacionamento gratuito no local
Dia 24 de novembro | sábado
Às 17h – Ponto de Cultura Transformar
Às 18h – Ponto de Cultura Projeto Kabuki
Às 19h – Ponto de Cultura Cantecoral Minaz
Às 20h – Ponto de Cultura Dandhara
Às 21h – Ponto de Cultura Ilé Edé Dùdú
Dia 25 de novembro| domingo
Às 17h – Ponto de Cultura Casa das Artes
Às 18h – Ponto de Cultura Filhos de Bimba
Às 19h – Ponto de Cultura Ribeirão em Cena
Às 20h – Ponto de Cultura Mosaico dos Bambas
Às 21h – Encerramento com o Ponto de Cultura Dança Vida
Mais informações através do site:
www.pontaosibipiruna.com.br ou pelo telefone (16) 3610-8679