O cavaleiro neozelandês, bronze por equipes em Londres 2012, estará entre os dias 22 e 25 de novembro, no Haras Horse Cross em Barretos (SP), para ensinar técnicas da prova Concurso Completo de Equitação (CCE)
Um dos mais completos e premiados cavaleiros da história na modalidade do Concurso Completo de Equitação (CCE), o neozelandês Mark James Todd, estará no Brasil para apresentar entre os dias 22 e 25 de novembro, dicas e técnicas de aprimoramentos nos fundamentos do CCE. O evento acontece no Haras Horse Cross, em Barretos, no interior paulista. A prova de Concurso Completo de Equitação (CCE) é realizada em três etapas: adestramento, salto e cross-country, a modalidade é considerada uma espécie de triátlon eqüestre. As inscrições para participar do curso já estão esgotadas.
Para a organização do evento a vinda do atleta é comemorada, pois foram meses de negociação, e também para conciliar a agenda do cavaleiro. “Para nós é uma honra receber as preciosas orientações do multicampeão Mark Todd”, afirma o cavaleiro olímpico e 1º do ranking brasileiro, Marcio Carvalho Jorge, um dos idealizadores do evento. Para este curso está confirmada a participação dos 20 melhores cavaleiros nacionais que disputam competições com um nível muito elevado.
Somente na cidade de Barretos e região, são 12 cavaleiros representando o país em competições nacionais e internacionais, entre eles, Marcelo Tosi, natural da cidade de Jaboticabal (SP), e que atualmente mora e treina na Europa. Tosi também é um dos organizadores do encontro e estará presente durante as aulas do neozelandês. “Este tipo de intercâmbio é fundamental para o crescimento do esporte no país e dos atletas já que temos que evoluir sempre e correr atrás de potências no esporte como a Grã-Bretanha, a Nova Zelândia, os Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Áustria”, explica Marcelo Tosi, cavaleiro olímpico e da Seleção Brasileira de Hipismo.
CAVALEIRO DO SÉCULO 20
Mark James Todd, nascido em 1956 na Nova Zelândia, foi eleito “cavaleiro do século 20” pela Federação Equestre Internacional (FEI). Seu currículo é praticamente imbatível: foi ouro individual nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e Seoul (1988), bronze em Sydney (2000), é tetracampeão do Badminton Horse Trials e pentacampeão dos Burghley Horse Trials. Como integrante da equipe da Nova Zelândia levou ouro nos Jogos Equestres Mundiais em 1990 e 1998, entre dezenas de outras conquistas individuais e por equipes.
Em 1988 foi eleito atleta do ano na Nova Zelândia e entrou para Hall da Fama dos Esportes em seu país. Todd e seu conterrâneo Andrew Nicholson são os primeiros neozelandeses a competir em seis Jogos Olímpicos. Remonta a 25 de abril de 2011, o tetracampeonato em Badminton, então montando NZB Land Vision, tornando-se o campeão mais velho na tradicional competição na Grã Bretanha, berço da modalidade. Ao conquistar sua quinta medalha olímpica (bronze por equipes) nas Olimpíadas de Londres 2012, Todd igualou o recorde olímpico com o mais longo espaço de tempo, 28 anos, entre sua primeira e última medalha na história da competição.
SERVIÇO:
Curso Completo de Equitação
Data: 22 a 25 de Novembro
Local: Haras Horse Cross| Barretos |SP
Telefone para mais informações:
(17) 3322-6010
Site: www.horsecross.com.br
VAGAS ESGOTADAS