Os 19 bares que vão concorrer no famoso concurso gastronômico terão que criar pratos elaborados com ingredientes pré-definidos: mandioca ou linguiça. Escolha dos ingredientes é sucesso em Belo Horizonte, berço do festival
A 4ª edição do “Comida Di Buteco”, tradicional concurso gastronômico que acontece em Ribeirão Preto desde 2010, será realizada entre os dias 12 de abril e 5 de maio. E a maratona de degustações de petiscos chega com novidades! Este ano, os 19 participantes do evento terão que desenvolver pratos com linguiça e mandioca, ingredientes obrigatórios do petisco que deve ser elaborado exclusivamente para a competição. O modelo de ingredientes pré-definidos acontece neste ano em todas as cidades que sediam o evento: Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo e Uberlândia.
Os participantes não precisam usar necessariamente os dois ingredientes, podendo desenvolver pratos que leve pelo menos um deles. A regra prevê que os botecos da competição podem criar petiscos com ingredientes variados, mas pelo menos a linguiça ou a mandioca deve constar nestas criações.
Ao todo o público vai avaliar pratos de 19 bares da cidade – um júri secreto especializado, clientes “misteriosos” e também o público em geral irá votar em itens como o sabor do petisco selecionado, qualidade do atendimento do bar, temperatura da bebida e higiene do local.
O “Comida di Buteco” acontece simultaneamente em 16 cidades brasileiras. No ano passado, só em Ribeirão Preto, foram mais de 12 mil votos nos 24 dias de concurso, representando um número de 30% maior que o de 2011. O grande vencedor da disputa realizada em 2012 foi o bar do Chorinho, com o petisco “Risollis de Moela”. Em segundo lugar ficou o Bar da Dona Celina com o tira-gosto quibe com queijo e em terceiro o boteco Chocolate com Pimenta, pelo petisco Crocantel.
A lista dos botecos participantes e detalhes da votação do público serão divulgados no dia 10 de abril.
O “Comida di Buteco”
Criado em 1999, em Belo Horizonte, onde está em sua 14ª edição, o concurso permite o resgate da culinária de raiz e tornou-se uma referência turística, social e econômica.Em Ribeirão Preto foi realizado pela primeira vez em 2010. O primeiro grande vencedor foi a Cantina Toninho & Carlão com o petisco “Aliche Temperado” – o prato recebeu mais de 6 mil votos. Já em 2011 o evento computou 9 mil votos e o vencedor da etapa de Ribeirão Preto foi o bar Chocolate com Pimenta, com o petisco Pitel de Carne Seca. Em 2012, novo recorde de votos, e o campeão foi o bar do Chorinho com Risollis de Moela.
Outras informações através do site:www.comidadibuteco.com.br