O Projeto Kabuki, um dos nove pontos de cultura de Ribeirão Preto, inicia no próximo dia 05 de abril, às 20h, no Memorial da Classe Operária – UGT, o Projeto “Saber Fazer”, uma série de concertos temáticos com a Orquestra Homero Barreto. Ao todo sete apresentações serão realizadas nos Pontos de Cultura e nos Centros Culturais de Ribeirão Preto. A regência da Orquestra Homero Barreto ficará por conta o maestro Jeziel Paiva. As apresentações são todas gratuitas.
O primeiro concerto do projeto “Saber Fazer”, contará a história dos instrumentos de cordas, como os que compõem a Orquestra Homero Barreto, formada pelos alunos de nível avançado e educadores do Projeto Kabuki. No primeiro concerto será apresentado através de vídeo documentário todo o processo artesanal da construção de um violino, desde o corte da madeira até a execução musical. Além de contar a história de outros instrumentos como viola de arco, violoncelo e contrabaixo, mostrando suas origens, desenvolvimentos e evoluções até os dias atuais. No programa obras de Vivaldi, Ernani Aguiar e Pixinguinha.
Atualmente o projeto atende gratuitamente mais de 800 jovens. Projeto Kabuki é multidisciplinar, conta com 32 educadores permanentemente atualizados e capacitados, aplicando seus conhecimentos nas áreas de dança, música e teatro. As aulas para os cursos de dança, música e teatro acontecem no Centro Cultural Campos Elíseos, na Vila Tecnológica e no Centro Cultural Palace.
O Projeto “Saber Fazer” foi selecionado em um edital da Secretaria Municipal da Cultura, do Programa de Incentivo Cultural (PIC) de 2013 e desenvolvido pela Associação Cultural Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto (ACQUARP), no Centro Cultural Campos Elíseos.
SERVIÇO| PROJETO SABER FAZER – CONCERTO TEMÁTICO INSTRUMENTOS DE CORDA
DIA 05 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA
HORÁRIO ÁS 20H
LOCAL: MEMORIAL DA CLASSE OPERÁRIA – UGT
RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 59, CENTRO
GRATUITO