Associação Cultural Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto (ACQUARP), gestora do Projeto Kabuki, finalizou no dia 25 de novembro, o PIC-2013 “Saber Fazer”, com a Orquestra Homero Barreto, na Escola Estadual Profª Jenny Toledo Piza Shoroeder, realizando uma apresentação didática estimulando os jovens à prática musical. Ao todo foram sete meses com 10 apresentações da orquestra em escolas, centros culturais e pontos de cultura. Todas gratuitas. A regência das apresentações ficou por conta do maestro Jeziel Paiva.
Os concertos da Orquestra Homero Barreto emocionaram o público presente e foram marcados pelas temáticas como o modernismo, a história dos instrumentos de cordas, duas apresentações alusivas à cultura popular, com rabeca e causos, uma apresentação contando a história do cinema através das trilhas sonoras, um tributo ao maestro Tom Jobim, duas apresentações do espetáculo Os Saltimbancos, uma no Teatro Municipal para escolas públicas e outra no Centro Cultural Quintino II, além de concerto com compositores afrodescendentes, aproveitando as comemorações da Semana da Consciência Negra e um concerto didático encerrando a série de dez concertos.
Para o coordenador do Projeto Kabuki e maestro da Orquestra Homero Barreto, Jeziel Paiva, o projeto Saber Fazer, sem dúvida, colabora e muito para mostrar a importância do Programa de Incentivo Cultural – PIC para Ribeirão Preto. “O PIC 2013 foi muito importante para manter viva uma orquestra de jovens talentosos em fase de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho e assim nos deu reais condições de desempenhar um papel enriquecedor na cultura de Ribeirão Preto permitindo-nos realizar uma série de 10 concertos em 7 meses para jovens dos mais diferentes locais da cidade estimulando o saber e o fazer cultural”.
O Projeto “Saber Fazer” foi selecionado em um edital da Secretaria Municipal da Cultura, do Programa de Incentivo Cultural (PIC) de 2013 e desenvolvido pela Associação Cultural Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto (ACQUARP), no Centro Cultural Campos Elíseos.
Atualmente o Projeto Kabuki atende gratuitamente 900 jovens, multidisciplinar, conta com 32 educadores permanentemente atualizados e capacitados, aplicando seus conhecimentos nas áreas de dança, música e teatro. As inscrições de novos alunos para o ano de 2014 poderão ser feitas no período de 16 de dezembro a 31 de janeiro de 2014. As aulas para os cursos de dança, música e teatro acontecem no Centro Cultural Campos Elíseos, Vila Tecnológica, Centro Cultural Palace e também no Centro Cultural Quintino II com oficina de dança de rua.
Projeto Kabuki
Local| Centro Cultural Campos Elíseos
Avenida Capitão Salomão, 250
GRATUITO
MAIS INFORMAÇÕES:
(16) 3635-5667
www.projetokabuki.blogspot.com