Projeto Kabuki participará da programação cultural da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto que acontece de 16 a 25 de maio de 2014. A participação do projeto Kabuki será dia 20 de maio, em dois momentos. Com a Cia de Teatro Valeu a Brincadeira, a Orquestra de Cordas Homero Barreto e Grupo Experimental de Dança.
Às 15h, a Cia de Teatro Valeu a Brincadeira, apresentará o espetáculo infantil “O Pequenino Grão de Areia”, de João Falcão, com direção de Helena Bueno. Logo às 20h, a Orquestra de Cordas Homero Barreto e o Grupo Experimental de Dança do Projeto Kabuki, irão se apresentar em concerto com obras dos italianos Arcângelo Corelli e Antonio Vivaldi que terão como solistas Giliard Reis e César Monteiro (violinos), Ladson Bruno, Arthur Villafane e Evelyn Toledo (violoncelos).
Completam o programa músicas dos compositores brasileiros Villa-Lobos, Mignone, Pixinguinha, Tom Jobim e Ernani Aguiar, este último, autor da obra “4 Momentos nº. 3” que fechará o programa e terá a participação especial do Grupo Experimental de Dança do Projeto Kabuki.
O concerto será aberto com apresentação da Orquestra Jovem do Projeto Kabuki, com obras de DeffreyBishshop, AroldHarle e Sergei Prokofiev. A Orquestra Jovemé composta por alunos dos cursos de violino, viola violoncelo e contrabaixo e é regida pelo professor Heliton Corrêa.
Nos últimos três anos o projeto Kabuki, através do curso de teatro gerou a Cia. de Teatro Valeu a Brincadeira, formada exclusivamente pelos alunos que apresentaram três espetáculos teatrais. O musical “Os Saltimbancos”, o clássico “Morte e Vida Severina”,de João Cabral de Melo Neto e o infantil “O Pequenino Grão de Areia”, de João Falcão, que conta a história de um grão de areia que se apaixona por uma estrela. Os personagens que compõem a peça representam os elementos da natureza e têm características humanas, que acham tratar-se de uma paixão impossível, mas o amor e a perseverança do grão são tão grandes que ele se aventura até o mais fundo do fundo do mar para encontrar seu amor. Já a Orquestra de Cordas Homero Barreto, regida por Jeziel Paiva, é formada por alunos avançados e professores de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, do Projeto Kabuki. O Grupo Experimental de Dança é coordenado pelo professor André Miranda e conta com 16 integrantes.
O projeto Kabuki é desenvolvido pela Associação Cultural Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto junto com a Secretaria da Cultura. Atualmente o projeto atende gratuitamente 1.200 jovens. Projeto Kabuki é multidisciplinar, conta com 32 educadores permanentemente atualizados e capacitados, aplicando seus conhecimentos nas áreas de dança, música e teatro. As aulas para os cursos de dança, música e teatro acontecem no Centro Cultural Campos Elíseos, na Vila Tecnológica e no Centro Cultural Quintino II.
Serviço|Programação 14ª Feira Nacional do Livro, participação Projeto Kabuki
Dia 20 de maio, terça-feira
Ás 15h
Teatro Municipal
Espetáculo “O Pequenino Grão de Areia”, direção Helena Bueno
Gratuito
Ás 20h
Teatro Municipal
Concerto Orquestra de Cordas Homero Barreto, regência Jeziel Paiva
Gratuito
Mais informações
Centro Cultural Campos Eliseos/Projeto Kabuki
(16) 3635-5667
www.acquarp.com.br