Campanha Dezembro Laranja chama a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do tumor que tem a maior incidência entre a população
As altas temperaturas e o maior contato com o sol no Verão –que tem início no dia 21 de dezembro– também trazem o alerta para o câncer mais frequente no Brasil: o tumor de pele. Com o objetivo de chamar a atenção para o principal fator de risco da doença, o último mês do ano é simbolizado pela cor laranja e marcado pela campanha nacional que busca maior conscientização sobre o câncer de pele.
Até o final deste ano, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que sejam registrados mais de 176 mil novos casos no Brasil – o que corresponde a 30% de todos os tipos de neoplasia.
Segundo Cristiane Mendes, oncologista do InORP/Grupo Oncoclínicas, o diagnóstico precoce do tumor é fundamental para o sucesso do tratamento. “A orientação é ficar atento aos sinais suspeitos na pele, como manchas que dão coceiras, que descamem ou que sangrem; pintas que mudem de tamanho, forma ou cor e até feridas que não cicatrizam em quatro semanas”, ressalta.
Se cuide
Durante todo o ano, e principalmente na temporada do Verão, alguns cuidados básicos ajudam a afastar o risco do câncer de pele, como evitar exposição ao sol entre 10h e 16h; usar protetor solar e reaplicá-lo a cada três horas; usar barreiras de proteção para couro cabeludo, olhos e lábios – como chapéus, roupa com mangas compridas, óculos escuros e protetor labial.